quinta-feira, 15 de março de 2012

A história de não comprar nada

Por Aline

Toda hora a gente está falando que eu não quero comprar nada (ou quase nada) este ano, mas nunca alguém explica o motivo.

Bom, primeiro, ao contrário da Jojo do Um ano sem Zara, que eu super admiro pela força de vontade, eu não quero me comprometer a não comprar nada, pois eu me conheço muito bem para saber que eu não vou cumprir uma promessa dessas. Estou, talvez, mais próxima do objeto dela deste ano...

Este ano eu decidi ser menos consumista, na verdade. Desde que a Déia e eu fomos para NY em 2010, eu, pelo menos, comecei a comprar que nem uma louca desvairada. Já comprei uma coleção praticamente inteira da Gregory e agora tenho roupas para trabalhar um ano inteiro quase sem repetir, sério.

Daí que no final do ano passado, um pouco antes de ir para NY de novo, eu me dei conta de que havia roupas no meu armário que eu já tinha comprado fazia quase um ano e não tinha usado. São lindas, eu super não me arrependo, mas, além de não caber mais praticamente nada lá, ninguém tem necessidade de ter tanta coisa ao mesmo tempo.

Super sou a favor de comprar coisas que a gente gosta, que a gente acha bonito, mas comecei a pensar nesse negócio de comprar só por comprar. Não que precise esperar a roupa rasgar, né? Enfim, não quero criticar ninguém tá? Que isso fique bem claro.

Além disso, eu também comecei a fazer uns planos para a minha vida (que eu vou compartilhar quando for a hora, por enquanto guardo só para mim, estou deixando a idéia se formar) e para isso eu, definitivamente, preciso guardar mais dinheiro do que eu guardo.

Foi aí que eu uni o útil ao nem tão agradável e estou me segurando para não comprar tudo que eu achar bonito.

Daí que, para saber o que a gente precisa, por mais incrível que pareça, descobri que a regra número um é se desfazer do que a gente não usa. Desapego, minha gente!!!
Tirei do meu armário todas as roupas, sapatos, bolsas e até lingeries que eu não usava mais. Fiz também uma limpeza nas bijoux (nota para a Déia: aqui não tem biquinho viu só?! ;) ). Há certas coisas que realmente vale a pena guardar, pois a moda vai e volta toda hora, mas tem muita tranqueira que a gente acumula também, muita coisa que a gente compra pensando numa única ocasião e nunca mais consegue usar...

Eu não sei de vocês, mas eu não consigo me dar bem com aquelas listas de "peças-chave" que temos que ter. Acho tudo tão difícil, pra mim é tão difícil escolher entre várias coisas que eu gosto.

Por isso, eu realmente estou vendo (ou tentando) ver quais são aquelas peças que sempre me fazem falta, para daí pesquisar e comprar umas por um preço não tão astronômico às vezes.

E vocês, como são? Muito consumistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário