sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dicas - entrevista de emprego

Oi gente, tudo bem?

Desculpem o sumiço, mas esta semana foi bem atrapalhada, tive que entrevistar várias pessoas para a minha equipe do escritório, umas reuniões, enfim, bem corrido.

No meio desse monte de entrevistas, eu reparei em algumas coisas que sempre se repetem, principalmente, quando entrevistamos candidatos a vagas de estágio. Eu entendo os pobre coitados. Muitas vezes os pais têm negócios próprios ou trabalham com áreas muito diferentes e eles ficam sem referência. Então, umas dicas são sempre legais:

1) Saiba que a primeira impressão conta muito e é o que fica, isso é primordial.

2) Saiba qual o tipo de ambiente em que você será entrevistado. Isso é muito importante, para decidir, por exemplo, como se produzir.

3) Meninas, procurem usar o cabelo preso ou alguma tiara ou qualquer coisa que deixe o cabelo de vocês arrumado, mas não fashion. Não é legal dar de cara com uma pessoa toda descabelada, com o cabelo todo ressecado, quebrado etc. Mostra descuido e até um pouco de descaso.

4) Não use cores muito fortes ou estampas muito chamativas. Se for usar, minimize-as com tons mais sóbrios. Lembre-se de que em alguns lugares mais formais, esse tipo de roupa não é bem aceita.

5) Falando em lugares mais formais (e também os informais), usar um tailleur ou saia e camisa é sempre uma ótima opção. Cuidado com tamanho das saias, por favor! Saias longas não são adequadas, nem saias muito curtas. Deixe-as para os finais de semana. O máximo aceitável é um palmo (fechado, tá) acima do joelho e, se for usar, meia grossa (se estiver frio) e sapato baixo, por favor.

6) Evite sapatos altíssimos também, a menos que você esteja numa entrevista para alguma vaga ligada ao mundo da moda, por exemplo.

7) Bermudas de alfaiataria não são aceitáveis também. Se você trabalhar num ambiente muito despojado, quem sabe você possa usar no seu dia-a-dia, mas na entrevista não.

8) Decote profundo, camisa muito aberta ou camisa abrindo porque é menor do que eu seu número: passe longe! O mesmo vale para lingerie aparecendo, correntes e pulseiras muito chamativas. Ah, maquiagem exagerada nem pensar, deixe para quando for sair.

9) Procure pesquisar um pouco sobre o lugar aonde você está indo. Mostra interesse.

10) Não minta. Os profissionais de RH são treinados para sacar mentira e se você estiver sendo entrevistado por alguém da sua profissão, lembre-se, essa pessoa já foi estagiária, já passou pela sua posição, então, ela não é idiota, tá?!

11) Olhe nos olhos do entrevistador. Demonstra confiança.

12) Tire todas as suas dúvidas, não tenha vergonha.

13) Português correto, sem gírias é muito importante. Ah, os "americanismos" também não são legais, parece que você é metido. (uma vez uma menina me disse que ficava era de um escritório, mas ficava numa empresa em "secondment", totalmente dispensável, pareceu metida e eu ganhei uma antipatia quase que imediata).

14) Mostre-se ávido(a) a trabalhar. Toda profissão tem a parte chata e você não vai ter tratamento especial, a menos que seja filho do dono da empresa. Os melhores profissionais que conheci nunca tiveram preguiça de fazer a parte chata e sempre fizeram de boa vontade. Resultado: passaram a fazer só trabalhos legais em pouquíssimo tempo. Interessante, né?

15) Se você perceber no meio do processo seletivo que não tem interesse naquela vaga, diga imediatamente. Você não perde o seu tempo nem da outra pessoa e é sempre bom lembrar que você não sabe o dia de amanhã. Numa próxima vez aquela pessoa pode decidir sobre a contratação para uma vaga que você queira muito.

Essas dicas simples foi o que eu lembrei aqui de cabeça, mas são bem úteis. Procurem ser simples, clássicos e sinceros.

Não estou falando isso por chatice ou excesso de formalismo porque eu sou advogada, mas porque num entrevista você quer que a pessoa te contrate pela sua capacidade e não porque você apareceu, por exemplo, com um cinto no lugar de uma saia. Você já começa com um preconceito criado sobre você e ninguém gosta disso né? #ficaadica

Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário