terça-feira, 11 de setembro de 2012

Topázio Imperial



Como vocês sabem, em agosto tirei uma micro-férias e fui para Minas Gerais, mais especificamente São João del-Rei, Ouro Preto e Mariana. Foi uma viagem família, tranquila e cultural, bem gostosa.

Não sei se vocês gostam desse tipo de passeio, mas eu gostei demais e vou postar algumas dicas da região, o que vocês acham?

Vamos começar por Ouro Preto. Além da parte histórica, obras de Aleijadinho e a própria cidade, que é uma delícia, cheia de restaurantes charmosos e coisas lindas, descobri que ela é conhecida pela extração do topázio imperial.

O topázio imperial é uma das mais raras gemas, só ocorre em Ouro Preto, e as ocorrências existentes não ultrapassam os limites do seu município. Essa região é a única fornecedora desta gema em escala comercial e abastece as joalherias do mundo inteiro. Verifica-se também uma ocorrência no Paquistão, mas sem expressão econômica.
 
A cidade é cheia de joalherias, todas elas cheias que peças com o topázio imperial e, muitas delas, bem caras. A variação de preço ocorre de acordo com a lapidação, a cor da pedra (que passa por tons amarelados e até avermelhados) e a quantidade de impurezas.

Como a cidade vive basicamente do turismo, minha dica é fugir das joalherias próximas à Praça Tiradentes. Eu acabei encomendando meu anel com um ourives muito caprichoso, nada careiro e de confiança. Vejam como meu anel ficou:




Gostaram?

Ainda, pesquisando na internet, descobri que o topázio imperial tem efeitos terapêuticos, fortalecendo todo o organismo. Previne o coração, a circulação sanguínea, o fígado e a bexiga contra moléstias e minora fraquezas da circulação e pressão arterial baixa. Minora a asma, harmoniza e acalma o sistema nervoso e ativa o sistema imunológico.

A pedra também possui efeitos terapêuticos para a psique, pois previne contra o sono inquieto, perda de sono, sonambulismo, depressões, esgotamento crônico. Através do sono mais profundo, ele atua mais positivamente sobre o mau humor e a irritabilidade. Oferece ao seu portador mais alegria, paz e bom humor.

Não custa nada acreditar, né?

Bjos

Um comentário:

  1. Oi! Adorei seu post. Você poderia me passar o contato desse ourives? Bjs.

    ResponderExcluir