sexta-feira, 1 de junho de 2012

A dica dessa semana - Visita ao Mosteiro de São Bento

Por Karol

Um pouco da história - Com mais de 400 anos de história, a construção que conhecemos hoje é a quarta, já que os antigos prédios foram demolidos, e deram lugar a nova igreja e Mosteiro a partir de 1910, quando a construção teve inicio. A Basílica foi consagrada apenas em 1922, quando os sinos e o relógio foram instalados.

Minha dica é uma visita ao Mosteiro no domingo para assistir a tradicional missa com o esplêndido canto gregoriano acompanhado pelo órgão que acontece às 10h. O local fica cheio, por isso é melhor chegar cedo. Mesmo que você não seja religioso, com certeza ficará encantado com a apresentação.

Para completar o passeio, não deixe de visitar a padaria do Monastério, que, em 1999, passou a oferecer seus produtos ao público. As receitas são seculares, lá você encontra pães, bolos, doces, biscoitos e geleias feitos pelos monges. Os preços são caros, mas os produtos são de qualidade e valem cada real. Os mais procurados são o Pão São Bento, feito de mandioquinha, e o Benedictus, pão de mel recheado com geleia de morango. Vale lembrar que lá é uma loja, sem espaço para degustação no local.

Se você gostar dos produtos e estiver disposto a investir mais dinheiro (R$140,00) para ter uma experiência mais completa, indico o brunch do Mosteiro que acontece todo segundo e último domingo do mês, das 12h as 15h. Lá você poderá degustar os produtos feitos pelos monges e também pratos criados por chefes convidados. Nesse caso a reserva deve ser feita com um mês de antecedência.

Serviço:

Basílica – aberta segundas/ terças/ quartas/ sextas das 06h até o término da missa das 18h, sábados/ domingos das 06h ás 12 e das 16h ás 18h, quintas a igreja fecha ás 08h e reabre ás 11h30

Missa com cantos gregorianos e órgão – domingos às 10h.

Padaria – aberta de segunda a sexta das 7h ás 18h, sábados das 07h30 ás 12h e domingos após a missa das 10h. No Largo de São Bento, s/n, centro, próximo ao metrô são bento. Fone: (11) 3328-8799

Brunch – segundo e último domingo do mês. Para reserva e compra de ingresso, entrar em contato com Silvia pelo telefone (11) 2440-7837.

Um comentário:

  1. Adorei a dica e recomendo, realmente os produtos da padaria são ótimos e valem a visita.

    ResponderExcluir